Blog

Entenda como aplicar o método montessoriano à decoração

 

Para quem gosta de decoração, pensar no quarto dos filhos pequenos é um prato cheio. Um dos métodos que tem se tornado popular na hora de montar o espaço é o montessoriano, que se baseia nos estudos da médica e pedagoga Maria Montessori. O método, utilizado em maior parte na educação, explica que crianças devem ser tratadas como crianças, seja em casa ou na escola, e que tudo o que for ligado a elas deve levar em conta seu desenvolvimento mental e motor.

Pensando na decoração de um quarto, isso significa dizer que os móveis devem respeitar o tamanho do seu filho, assim como o desenvolvimento do corpo dele, inserindo peças como barras e tapetes para incentivar o desenvolvimento sensitivo e motor. Fizemos uma pasta de referências no nosso Pinterest.

Chamamos de “quarto da primeira infância” porque ele é pensado para quem tem até três anos, a época em que “deixa de ser bebê”. O período também é responsável pela formação das ligações mais importantes no cérebro.

01prrimeirainfancia

A montagem

Esqueça o berço alto. No quarto da primeira infância o ideal é colocar o colchão no chão, ou em uma cama rente ao chão, para que a criança levante e deite quando quiser. As prateleiras devem estar dispostas de modo que seu filho possa alcançar, assim como os brinquedos.

01priimeirainfancia
No método montessoriano alguns elementos são indicados na decoração do quarto:

  • - espelho, para que a criança possa se reconhecer
  • - tapete, para proporcionar diferentes estímulos sensoriais dentro do quarto
  • - armário baixo, para que seu filho possa ter a experiência de escolher as próprias roupas
  • - barras nas paredes, para as crianças que ainda estão aprendendo a andar


Não esqueça da segurança. Lembre-se que seu filho é pequeno e que as tomadas ficam próximas ao chão, então devem receber algum tipo de proteção. Quinas de móveis também são perigosas e os tapetes devem ficar presos ao chão. Com atenção e cuidado seu filho terá um quarto de primeira infância perfeito para se desenvolver da maneira correta.