Blog

Comprar um imóvel não é uma tarefa fácil. Quando se trata do primeiro apartamento então, várias dúvidas surgem no meio do caminho. É uma decisão difícil e uma das mais importantes da sua vida. Por isso vamos te dar algumas dicas para você que está pensando em dar esse passo adiante na sua vida.

 

1 - Será que esse é o momento ideal?
Antes de procurar um imóvel, lembre-se das condições do financiamento: quanto menor a parcela financiada, menor será seu gasto com os juros. Para isso, é recomendado ter um bom valor para dar de entrada. Defina exatamente o que você quer e precisa para suprir suas necessidades.

2 - Valor da parcela
O valor da parcela é um dos itens mais importantes quando a gente comprar um imóvel financiado. O financiamento dura cerca de 30 a 35 anos. O ideal mesmo é a que a parcela desse financiamento comprometa até 20% da sua renda líquida.

3 - Localização
Escolha bem o local para morar. A região deve atender suas necessidades básicas. Avalie vizinhança, segurança, transporte público, trânsito local e o que o entorno tem a oferecer (farmácias, supermercados, shoppings etc)

4 - A compra vai gerar outros gastos
Depois de comprar o apartamento, virão as as despesas com as burocracias como, ITBI, escritura, registro em cartório, advogado, despesa com a mudança, reformas, móveis e decoração.

5 - Estabilidade
Dê preferência aos bairros que já são estabilizados. Um bairro que seja novo pode trazer muitas surpresas (desagradáveis) a médio prazo

6 - Apartamento novo x apartamento usado
Compre imóvel na planta de uma construtora de referência no mercado. Quanto ao usado, confira o estado do imóvel, as instalações elétricas, hidráulicas, pisos e revestimentos.

7 - Antes de fechar negócio, não esqueça de:
Verificar o valor do condomínio, as condições da garagem, orientação do sol, considerar algumas possíveis reformas e ter calma para escolher as melhores alternativas.