Blog

A separação dos resíduos pode partir de cada morador de um condomínio. O condômino separa o lixo de acordo com o tipo (se é reciclável ou não). O mesmo pode chegar a coletar de porta a porta ou entregar em um ponto de entrega voluntária.

 

Prédios residenciais tornaram a coleta seletiva de lixo de forma padronizada. Se seu prédio sofre com algumas dúvidas ou dificuldades, saiba como iniciar o processo de coleta:

1 - Espaço e conscientização: Você pode definir quais materiais serão coletados e a importância do descarte correto

2 - Local de armazenamento: cada tipo de lixo em seu devido local. O síndico pode verificar qual o volume de lixo gerado pelo condomínio e, assim, se planejar e avaliar qual melhor espaço para armazenar o descarte desse lixo pelos moradores. O local deve ser sempre limpo para evitar o mau cheiro.

3 - Treinamento para os responsáveis (seja colaboradores, moradores e síndico). Os responsáveis por manipular os resíduos devem usar equipamentos adequados e outras medidas de segurança para realizar o trabalho com sucesso.


4 - Retirar periodicamente os materiais e não deixar lixo acumulado evitando assim, o surgimento de insetos e provavelmente o aparecimento de doenças.

Feito isso, a coleta seletiva pode ser iniciada quando o síndico (ou outro responsável) definir quais serão os responsáveis pela retirada do lixo e local adequado para armazenamento. Definir frequência, dias e horários semanais para não haver acúmulo de materiais no condomínio além da capacidade de armazenamento.