Blog

Sustentabilidade é o termo usado quando realizamos atos em prol de nossas necessidades cotidianas sem prejudicar o futuro do próximo. Ser sustentável é interagir com o desenvolvimento material e econômico sem ferir o nosso meio ambiente, se utilizando de recursos que a própria natureza disponibiliza para mantermos sua longevidade.

 

Atitudes sustentáveis, ainda que pequenas, causam um grande impacto. Imagine se cada pessoa evitasse jogar lixo na rua, deixando para descartar apenas nas lixeiras. As ruas seriam bem mais limpas e menos poluídas e o meio ambiente não seria tão agredido com os resíduos que produzimos. O importante é fazer dessas pequenas atitudes um hábito recorrente no cotidiano.

A sustentabilidade, porém, não precisa ficar restrita apenas às atitudes individuais do ser humano. Empresas de qualquer porte podem - e devem - realizar práticas sustentáveis. Ter essa responsabilidade social é uma forma de conscientizar os funcionários, os clientes e a todos que acompanham a trajetória da empresa sobre a importância dessas ações.

Muitas empresas hoje adotam medidas sustentáveis na sua rotina, em prol da natureza e do bem-estar social. Confira as principais práticas sustentáveis que as empresas realizam e, embora pareçam pequenas aos olhos, fazem total diferença nas nossas vidas:

 

Uso de placas de energia solar

A energia solar não polui durante seu uso e os painéis solares são cada dia mais potentes ao mesmo tempo que seu custo vem baixando. Isso torna a energia solar uma solução economicamente viável.


Bombas de calor

É um equipamento que retira o calor do ambiente e o transfere para água, esquentando a água com um gasto mínimo de energia.

 

Torneiras com temporizadores

São temporizadas, acionadas por um botão de pressão, liberam 1 litro por ciclo/médio e fecham automaticamente, economizando bastante água.

 

Lâmpadas de LED

O LED converte toda a energia recebida em forma de luz, diferente dos modelos incandescentes que não possuem um aproveitamento total e acabam desperdiçando eletricidade. Essa lâmpada ainda economiza até 95% no consumo elétrico com relação às demais.

 

Evitar o uso de materiais descartáveis

O plástico é um dos grandes poluentes, devido ao longo período que leva até sua decomposição, que ultrapassa os 100 anos. Conscientizar os colaboradores a adotar copos e talheres são formas de diminuir a produção de lixo e, também, reduzir os custos com estes tipos de objetos.