Blog

Com a escassez da água o consumo consciente se tornou assunto indispensável. O uso racional da água é de responsabilidade de todos (inclusive de crianças) e, sua reutilização é tão importante quanto.

 

A consciência do consumo resulta em mudanças de atitude que podem impactar diretamente com a preservação do nosso planeta. Usar racionalmente a água nas situações rotineiras, como: escovar os dentes, lavar a louça, tomar banho e regar o jardim ajuda a conservar o planeta e colocar em prática os hábitos saudáveis.

Portanto, podemos também reutilizar água, seja da chuva ou da máquina de lavar roupas e nos dedicar para preservação desse bem.

Algumas medidas podem ser levadas em consideração em relação a sustentabilidade, para termos, no futuro, água potável para todos. Ser vegetariano uma vez por semana, economizar água na hora do banho, no dia a dia do condomínio, na hora de lavar louças e utilizar as cisternas, são algumas das medidas a serem tomadas.

A cisterna é um reservatório que recolhe a água da chuva e armazena para uso geral doméstico. Ela reaproveita as águas da chuva a um custo muito baixo. Pode ser instalada em casas, apartamentos e condomínios, economiza pelo menos 50% na conta da água e tem capacidade de acordo com sua necessidade.

Quanto à água da máquina de lavar, pode ser usada para a próxima lavagem, limpeza de quintais, calçadas e rega das plantas. Na hora da lavagem, deixe sempre um balde à disposição para "guardar" a água que sairá da máquina e, assim poder reaproveitar (inclusive na hora de dar descarga no vaso sanitário).