Blog

Falar sobre o câncer de mama, formas de prevenção e tratamento podem ajudar muitas pessoas a descobrirem a doença ainda no início. 

Você é única e muito especial, por isso, queremos te dar dicas de como se cuidar melhor, ter mais saúde e prevenir o câncer de mama.

Autoexame

O autoexame é essencial para identificar o câncer logo em estágio inicial. Para a descoberta precoce do nódulo, é importante incluir na sua rotina o autoexame. Olhe, apalpe e sinta suas mamas no dia a dia, pode ser no banho ou mesmo antes de dormir. Essa é uma atitude simples e que pode te permitir conhecer seu corpo, sentir as variações naturais e perceber se há algo fora do comum.

 

Mamografia

A mamografia de rotina é indicada para mulheres de 50 a 69 anos a cada dois anos para monitorar alterações suspeitas nas mamas e poder fazer o tratamento precoce e adequado quando necessário.

 

Sintomas

O câncer de mama traz mudanças no corpo e você pode sentir no autoexame alterações como:
Nódulo na mama;
Pele da mama avermelhada;
Pequenos caroços nas axilas;
Alterações no mamilo;
Saída de líquidos anormais.

 

Hábitos saudáveis

Manter uma alimentação balanceada, uma rotina de exercícios, buscar manter o peso, evitar bebida alcoólica e se livrar de vícios como o cigarro são formas de manter a saúde em dia e tem benefícios em todas as áreas do corpo.

Lembre-se de fazer consultas periódicas com seu ginecologista. Você pode ir uma vez ao ano para realizar exames de rotina e estar sempre em dia com a sua saúde. E já teve casos de câncer na família, é muito importante manter um acompanhamento ainda mais frequente.

O mês de outubro foi escolhido para falar mais sobre o assunto, mas o cuidado com a saúde deve ser constante.